MINICURSOS
09 de novembro de 2016
Tarde (13 às 17h)
MINICURSO 01: A CULTURA POPULAR E A RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA
Ministrante - Ciro Leandro Costa da Fônseca (Doutorando, PPGL, UERN)
O minicurso discutirá a produção de literaturas e culturas de caráter africano e afro-brasileiro, bem como as hibridizações culturais, a cultura e a religiosidade afro-brasileira que dialogou com o catolicismo e ambas se influenciaram, pois a religiosidade afro-brasileira foi construída ao longo da história do povo negro no Brasil pelo viés da hibridização cultura, das misturas entre o catolicismo português e a religiosidade trazida de suas nações ancestrais.
Total de vagas: 20
Minicurso 02: VOZES FEMININAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ministrantes - Miriam Firmino de Paiva e Jurema Araújo - (Mestranda; doutoranda, PPGL, UERN)
Os estudos literários, voltados para as literaturas africanas, bem como as discussões a respeito do fazer literário nas mais variadas perspectivas teórico/metodológicas tem conquistado um relevante espaço no meio acadêmico, por esse motivo deu-se o despertar para realização de um estudo sobre os processos de criação e suas influências. Pretende-se com o minicurso travar discussões, acerca da produção literária nos países africanos, bem como, depreender características definidoras da poética das autoras, Noémia de Sousa, Ana Paula Tavares, da prosa de Paulina Chiziane e Chimamand Ngozi Adichi, a partir da perspectiva teórica da memória reconstituída no discurso poético/prosaico de escritoras que utilizam como fio condutor da escrita a lembrança, a memória na sua dupla função de cultura e de resgate cultural. A fim de realizar um estudo consciente e significativo buscar-se-á textos que auxiliem a refletir sobre a produção das escritoras considerando que a produção literária nos países africanos divide-se em duas fases: a da literatura colonial e a das literaturas africanas. Espera-se com a finalização do estudo conseguir identificar as diferenças e marcas das fases Colonial e Literaturas Africanas nos escritos das escritoras em estudo.
Total de vagas: 20
Noite (19 às 22h)
Minicurso 03: RELEITURAS DA DIÁSPORA ATRAVÉS DA LITERATURA AFRICANA
Ministrante - Eliana Pereira de Carvalho (Doutoranda, PPGL, UERN)
A diáspora africana, vivenciada por conta do tráfico negreiro, é a certeza de que o retorno real ou imaginário à terra natal é algo impossível, por isso é necessário um renascimento. Esse renascimento é obtido por meio do que Glissant (2005) denomina de “pensamento do rastro/resíduo”. Como o africano deportado não teve condições de manter, de conservar as heranças africanas provenientes de sua etnia. Ele “criou algo imprevisível a partir unicamente dos poderes da memória, isto é, somente a partir do pensamento do rastro/resíduo, que lhe restavam” (Ibid.) Neste minicurso, temos como objetivo verificar aspectos da diáspora africana na releitura de textos provenientes da literatura dos PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa), em especial Angola e Moçambique. Para tanto, revisitaremos alguns estudiosos da diáspora africana como Kwame Anthony Appiah, Paul Gilroy, Stuart Hall, Roland Walter e Édouard Glissant; e a escrita dos autores angolanos: José Eduardo Agualusa e Isabel Ferreira, bem como dos autores moçambicanos: Mia Couto e Paulina Chiziane.
Total de vagas: 20
Minicurso 04: A LITERATURA AFRICANA NO BOLETIM CULTURAL GUINEESNSE
Ministrante - Francisco Reriton de Almeida Moura (Mestrando, PPGL, UERN)
Resumo: O Minicurso “A literatura africana no Boletim Cultural Guineense” apresentará um dos maiores repositórios de literatura, considerada colonial, de língua portuguesa, seu contexto histórico e sua importância para o resgate de memórias e a formação cultural literária africana, mais precisamente de Guiné-Bissau. Os objetivos do minicurso são: familiarizar os estudantes de literatura africana com o Boletim Cultural da Guiné-Portuguesa, indicar o acesso facilitado aos textos literários do BCGP, apresentar os principais autores/escritores e temáticas.
Total de vagas: 20
Minicurso 05: LÍDIA JORGE NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL AFRICANO
Ministrante – Profa. Dra. Maria Aparecida da Costa (Doutora, DLV, PPGL, UERN)
A escritora Lídia Jorge, que desponta no cenário literário após a Revolução de 1974, instaura um processo de diálogo crítico com o discurso histórico e social em Portugal, sem abrir mão do valor estético em suas obras. Assim, observaremos em O vento assobiando nas gruas como as personagens criadas por Jorge, nesse caso, imigrantes advindos de Cabo Verde, refletem a problemática do pós-colonialismo, quebrando a “homogeneidade cultural e social” defendida pelos portugueses.
Total de vagas: 20
10 de novembro de 2016
Manhã (8 às 12h)
Minicurso 06: O PÓS-COLONIALISMO NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ministrante - Ana Maria Carneiro Almeida Diniz (Mestre, UERN)
O minicurso ofertado propõe a análise das representações literárias presentes em obras produzidas por autores de países africanos de língua portuguesa em um período denominado Pós-Colonialismo. A realização das análises e interpretações buscam a interação entre textos literários e textos pertencentes a estudiosos do momento histórico-literário, entre eles Russell G. Hamiton, Inocência Mata, Homi K. Bhabha, Edward Said, Stuart Hall, Boaventura de Sousa Santos, Franz Fanon e outras referências complementares.
Total de vagas: 20
Minicurso 07: O ROMANCE PÓS-COLONIAL AFRICANO
Ministrante - Maria Brena da Costa; Poliana Menezes Amorim; Bárbara Viviany de Souza (Graduação; PIBIC; UERN)
Abordagem geral do romance pós-colonial de manifestação das línguas inglesa, francesa e portuguesa, tendo como objeto, respectivamente, as obras A Flecha de Deus, de Chinua Achebe, O sol das independências, de Ahmadou Kourouma e Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa. Objetiva-se construir uma visão, tendo como objeto de análise os clássicos da literatura pós-colonial, das principais expressividades literárias em África após o período colonial. Em um primeiro momento, serão apresentados conceitos introdutórios da literatura pós-colonial que estão envolvidos nas obras escolhidas. Em seguida, serão feitas análises de cada obra, contextualizando historicamente o país de produção destas e expondo artifícios literários pós-coloniais presentes.
Total de vagas: 20
Noite (19 às 22h)
Minicurso 08: A POÉTICA AFRO-BRASILEIRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Ministrante - Elen Karla Sousa da Silva (Mestranda, PPGL, UERN)
Conceição Evaristo, escritora afro-brasileira, se destaca pela forma poética como expõe as mazelas dos subalternos. Sua escrita tem sido interpretada como um diálogo entre o lirismo que intenciona compreender os impasses do sujeito e a linguagem caráter social que denuncia o preconceito, a violência contra a mulher, a invisibilidade da escritura de mulheres negras, entre outros. Assim, objetivamos neste minicurso, apresentar a produção literária de Conceição Evaristo, além disso, almejamos contribuir para uma maior visibilidade da literatura negra.
Total de vagas: 20
Minicurso 09: A PROSA LITERÁRIA DE ABDULAI SILA
Ministrante - Sebastião Marques Cardoso (Doutor, DLE, PPGL, UERN)
O presente minicurso tem por objetivo central apresentar a obra ficcional de Abdulai Sila [1958], escritor bissauguineense de língua portuguesa. Aproveitaremos a oportunidade para, ainda, abordar temas relacionados à geopolítica literária, à póscolonialidade, à mestiçagem cultural, às ideologias de contestação do cânone ocidental e outros temas afins. Com esse minicurso, esperamos contribuir tanto para o contato de estudantes e pesquisadores com as literaturas contemporâneas de língua portuguesa, produzidas em África, quanto para o questionamento crítico acerca da literatura, no domínio da teoria pós-colonial.
Total de vagas: 20
10 de novembro de 2016
Manhã ( 13 às 17h)
Minicurso 10: SUJEITO E SUBALTERNIDADE NAS LITERATURAS AFRICANAS
Ministrante - Francisco Wellington Carneiro (Mestre, PPGL, UERN)
Este curso aludirá à abordagem do sujeito subalterno segundo a teórica Gayatri Chakravorty Spivak (2012). Assim, discutiremos os estudos acerca do escritor negro africano e/ou afrodescendente. Dentro dessa perspectiva, será arguido questões sobre a recepção dessa literatura no ocidente e as formulações acerca da subjetividade literária como instrumento combativo da subalternidade.
Total de vagas: 20
Minicurso 11: CARTOGRAFIA LITERÁRIA DA MULHER NEGRA
Ministrante - Rubenil da Silva Oliveira (Mestre, UESPI)